SELF

24 maio, 2010

BASTIDORES DO FILME NOSSO LAR

Depois de Chico Xavier, O Filme, assistido por quase três milhões de pessoas até o momento, de acordo com a Revista Veja, aguardamos a estreia de Nosso Lar, seguindo a onda de temas espíritas no cinema nacional. Vale à pena dar uma olhada no vídeo que o MSN disponibilizou, com o making off da produção.


Para quem ainda não leu o livro, que dá título ao filme - o primeiro de uma série escrita por André Luiz, psicografada por Chico Xavier - este é um bom momento. Para quem leu, oportunidade de reler e relembrar detalhes, conferir como o assunto será tratado no cinema e aprender um pouco mais sobre Espiritismo.

19 maio, 2010

DOE PALAVRAS

Uma dica de Elisa Oliveira, bastante interessante!

É o projeto Doe Palavras, do Instituto Mário Penna, que atende a pacientes com câncer. A proposta é levar palavras de otimismo, amor, esperança aos pacientes por meio de aparelhos de TV instalados em locais estratégicos do Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte. As mensagens podem ser enviadas por meio do site do projeto ou do Twitter.

No final, as mensagens serão compiladas e farão parte de um livro, que será doado para diversos hospitais. Para saber mais e doar suas palavras positivas, clique aqui!

05 maio, 2010

CARTA À FILHA QUE VAI CHEGAR

Nestes momentos que antecedem o "Dia das Mães", postamos aqui trechos do livro "Carta a Daniela", escrito por Izaura Franco, publicado pela R&F Editora. A indicação é de Lícia Queiroz, trabalhadora da SELF! Vale refletir...

Querida Daniela,

Recebi sua mensagem e sei que em breve sua nave aportará do lado de cá. Sei que no começo parece assustador, mas quero lhe falar que:

Fique tranquila, porque posso lhe adiantar que aqui é muito bom. Todos os dias, independente de quaisquer circunstâncias, o sol nasce e mesmo que por algum motivo seus raios não cheguem até nós, sua energia nos ilumina e podemos sentir sua presença nos aquecendo.

Também quero lhe informar que aqui vivem em harmonia várias espécies e todas com diversas características que as tornam únicas e nos encantam em todos os sentidos.

Sem falar Daniela, das cores, dos perfumes e das diversas texturas. Mas, o que quero mesmo lhe contar, minha querida, é que todas essas espécies Deus criou-as perfeitas e isto ele fez com muito esmero, mas o que Ele realmente criou como sua obra prima está inacabada.

Acredita você que ele criou uma espécie que não está finalizada? E aí está toda a perfeição, pois deu a esta a oportunidade de crescer, melhorar, mudar valores, aprender a cada dia.

[...] Estou ansiosa para lhe mostrar todas essas belezas que existem do lado de cá.

Com carinho, um beijo.

Mamãe



Fonte imagem: http://asviagensdealex.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

19 abril, 2010

SOCORRE A TI MESMO

“Pregando o Evangelho do reino e curando todas
as enfermidades.”
– (Mateus, 9:35.)

Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos. Defende-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações variadas que te procuram. Medica a arritmia e a dispnéia, contudo, não entregues o coração à impulsividade arrasadora. Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências.

Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa. Melhora as condições do sangue, todavia, não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres inferiores.
Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes. Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins
com os venenos de taças brilhantes.

Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos. Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo superior e nos atos nobres. Consagra-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino aos teus órgãos.
Eles são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o barco do organismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em trânsito para a inutilidade.



Fonte texto:
Francisco Cândido Xavier - Pão Nosso - pelo Espírito Emmanuel, pág. 97-98.

Fonte imagem: http://www.brasilescola.com/imagens/geografia/agua1.JPG

08 abril, 2010

XII Enconespe

XII Encontro da Esperança (Enconespe)
Tema: Esperança Sempre
Data: 16 a 18/04/2010
Local: Auditório Central do Centro
de Convenções de Ilhéus
Entrada Franca

Sexta-feira (16.04.10)
Apresentação Musical - 18h
Vivência: Meditação para a saúde - 18h30 - Lindomar Coutinho e Dr. Hans
Intervalo Musical - 19h
Palestra: Esperanças e consolações sob a ótica espírita - 19h10 - Ary Quadros
Intervalo Musical - 20h
Palestra: À espera de uma vida feliz - 20h20 - Agnaldo Paviani

Sábado (17.04.10)
Manhã - Painel - 9h
Educação Fluídica - 9h15 - Paulo Henrique Figueiredo
Intervalo - 10h
Fora da caridade não há salvação - 10h30 - Ary Quadros
Perda de entes queridos - 11h15 - Lindomar Coutinho

Tarde - Painel - 14h
Aprendendo com os Espíritos - 14h15 - Agnaldo Paviani
Intervalo - 15h
Reencontros familiares - 15h30 - Lindomar Coutinho
Chico Xavier e a formação do trabalhador espírita - 16h15 – Ileana Mattos

Noite
Apresentação Musical - 19h
Apresentação da Juventude Espírita Paz Amor e Caridade - 19h10
Palestra: Reencarnação: mais um capítulo da vida - 19h15 – Nahon Castro
Intervalo Musical - 20h05
Palestra: Sonambulismo e a consciência espiritual - 20h30 - Paulo Henrique Figueiredo

Domingo (18.04.10)
Manhã - Painel – 9h
Perdão, esperança e imortalidade - 9h15 - Ary Quadros
Intervalo - 10h
Em busca da verdade - 10h30 - Nahon Castro
Expiação e arrependimento - 11h15 - Paulo Henrique Figueiredo

Tarde - Painel - 14h30
Mereça ser feliz - 14h45 - Agnaldo Paviani
Intervalo - 15h30
Perguntas e respostas - todos os palestrantes - 16h
Intervalo - apresentação musical - 17h30

Noite
Apresentação da Juventude Espírita Amélia Rodrigues - 18h
Palestra: Superações e felicidade do Espírito - Ileana Mattos - 18h15
Intervalo Musical - 19h05
Palestra: Esperança Sempre - Lindomar Coutinho - 19h15

05 abril, 2010

VEJA O TRAILLER DO FILME NOSSO LAR


Descoberto como filão para a indústria cinematográfica, o Espiritismo é tema de mais um longa metragem nacional. Com previsão de chegar às salas de cinema em 03 de setembro, o filme Nosso Lar já tem trailler disponível. Para conferir, clique aqui.


No site oficial, mais detalhes da obra, do processo de produção e adaptação do livro do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Francisco Xavier.

02 abril, 2010

COMPREENDER O SIGNIFICADO DA MORTE FOI DISCUTIDO NO 4º SCPF

A morte como transformação, como etapa necessária no
nosso processo evolutivo. Foi sobre o que tratou a psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica e
em Psicoterapia
Analítica.

Camila Novaes na condução dos trabalhos

No segundo dia do 4º Seminário Caminhos para a Felicidade, que teve como tema "Personalidade, Evolução e Felicidade", o público teve a oportunidade de desvendar uma nova visão sobre o que se entendia por "morrer" no senso comum. Permitir a morte como fim de etapas, como passagem para início de novos ciclos de vida, como percurso necessário para o crescimento do ser humano foram abordagens apresentadas como fundamentais para que se viva em plenitude.

Para o público, oportunidade de descobertas


Quem acompanhou atento, aprovou o que ouviu!

Quem participou desta edição do projeto Caminhos para a Felicidade percebeu, por exemplo, que o nosso corpo vai envelhecer, independente de buscarmos artifícios para estirpar as rugas e que o mais importante é que se mantenha a juventude no sentido de que o indivíduo continue produzindo, ativo, mas que perceba as mudanças de fase pelas quais passa.


Trabalhadores da SELF: felicidade com a realização de mais um projeto!

Para a equipe da SELF, a sensação de dever cumprido com a concretização de mais uma ação que cumpre dois objetivos do grupo: conseguir os recursos necessários para a criação da Fundação Lar Feliz e possibilitar à comunidade regional a discussão sobre temas que proporcionem o crescimento e a felicidade d ecada um.

29 março, 2010

NOVAS DESCOBERTAS E ANIMAÇÃO MARCAM A ABERTURA DO 4º CPF

Público e trabalhadores da SELF aproveitaram a abertura do
4º Caminhos para a Felicidade


Camila Novaes na condução da etapa inicial

Trabalhadores da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz - e o público participante do 4º SEminário Caminhos para a Felicidade aproveitaram a tarde do último sábado, 27. De forma descontraída, foi possível acompanhar a condução dos trabalhos coordenados pela psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica. Nesta edição da série de seminários, o tema abordado foi "Personalidade, Evolução e Felicidade".


Construindo juntos

Com simplicidade, Camila Novaes tratou de conceitos da psicologia, como SELF, ego e neurose. Discutiu sobre a evolução da personalidade, chamando a atenção para a participação ativa do sujeito nos seu próprio desenvolvimento.

Com alegria: o trabalho nos intervalos!


Super equipe de apoio na recepção!


Luciano San Juan: estreia pública do Hino da SELF

25 março, 2010

GLOBO REPÓRTER SOBRE CHICO

No Globo Repórter desta sexta (26), a vida do médium Chico Xavier.
Clique aqui para assistir à chamada do programa.

24 março, 2010

CHICO XAVIER É TEMA DE PROGRAMAS NO GLOBONEWS

A partir desta quarta (24/03), o canal GloboNews fará uma semana especial, comemorando o centenário de Chico Xavier

Hoje, às 23h, o Programa Arquivo N apresenta “A Biografia” do médium, com depoimentos de quem conviveu com ele, contantdo com a utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo. No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido no Almanaque uma entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre Chico. Também vão participar o ator que faz o papel de Chico no filme (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou.

No dia 28, às 23h, será a vez do GloboNews Especial Chico Xavier, com uma grande reportagem de campo sobre Chico. Já no dia 31, também às 23h, será apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações” - um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70. Vale conferir!


Fonte: Site da FEEC - Federação Espírita do Estado do Ceará.

22 março, 2010

SELF PROMOVE 4º SEMINÁRIO CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Lahiri Argollo: Somos todos responsáveis pela transformação social


A SELF – Sociedade Espírita Lar Feliz – apresenta o
4º Seminário Caminhos para a Felicidade, com o tema “Personalidade, Evolução e
Felicidade”. O evento será realizado nos dias 27 e 28/03/10, no Auditório da
Justiça Federal, em Ilhéus.
A intenção deste projeto composto por seminários abertos ao público é colaborar com os indivíduos para que possam tomar consciência dos processos de construção e transformação da própria personalidade, na busca constante pela individuação. “Conhecendo a si mesmo, o homem torna-se senhor das próprias experiências psíquicas e se habilita à realização plena de suas potencialidades”, afirma Lahiri Argollo, presidente da SELF.

O evento é voltado para aqueles que têm interesse no autoconhecimento, pois vai tratar do desenvolvimento do ser humano, independente de crença religiosa. A condução dos trabalhos será feita pela psicóloga Camila Novaes, de Salvador, pós-graduada em Psicologia Analítica pela Psiquê, pós-Graduada em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), focalizadora no curso de Fundamentos da Psicologia Junguiana e coordenadora do Núcleo de Psicologia da Fundação Lar Harmonia. Além disso, trabalha na Psiquê com Psicoterapia de Orientação Junguiana para adultos e adolescentes.

Esta ação visa alcançar as condições necessárias para criar a Fundação Lar Feliz - que atuará com a população pobre da cidade por meio de projetos que envolvem a melhoria da qualidade de vida. A intenção é atingir a meta inicial, conseguindo o necessário para a aquisição da sede própria, que permitirá o início dos trabalhos voltados para a comunidade. Esta iniciativa é de um grupo de voluntários sociais, sem fins econômicos. Todo o recurso advindo de qualquer atividade proposta será revertido em benefício da instituição e seus assistidos. Lahiri Argollo enfatiza que “como somos todos responsáveis pela transformação social, entendemos que uma atuação cidadã é uma exigência dos nossos tempos”.

20 março, 2010

PALESTRA DA SEMANA




Alberto Silva:
caridade e amor ao próximo,
nesta segunda, às 19h20, na SELF









Nesta segunda, 22/03, Alberto Costa Silva vai tratar do tema "Famílias Espirituais". Trabalhador do CEPE – Centro Espírita Porto da Esperança, ele chama atenção para os ensinamentos do evangelho: "honrar teu pai e tua mãe é uma consequência da lei geral de caridade e de amor ao próximo".

"Há semelhança de gostos, a identidade de progresso moral e a afeição levam os espíritos a se reavirem, formando famílias." Santo Agostinho, Paris, 1862.

Para saber mais sobre o assunto, Alberto Silva indica:

- Livro dos Espíritos, Allan Kardec;
- Evangelho Segundo o Espiritismo (cap. 14), Allan Kardec;
- CARVALHO, Célia (coord.). Família e Espiritismo. São Paulo: USE, 1994.

15 março, 2010

PALESTRA DA SEMANA

Hoje é dia de palestra pública na SELF!

Tema: O Valor das Coisas Materiais
Paletsrante: Ana Lopes

Para refletir sobre o assunto, vale ler este trecho escrito por Allan Kardec:

“Ora, o verdadeiro espírita vê as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado; elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, a par do futuro que o aguarda; a vida se lhe mostra tão curta, tão fugaz, que, aos seus olhos, as tribulações não passam de incidentes desagradáveis, no curso de uma viagem. O que, em outro, produziria violenta emoção, mediocremente o afeta. Demais, ele sabe que as amarguras da vida são provas úteis ao seu adiantamento, se as sofrer sem murmurar, porque será recompensado na medida da coragem com que as houver suportado. Suas convicções lhe dão, assim, uma resignação que o preserva do desespero e, por conseguinte, de uma causa permanente de loucura e suicídio.”
Livro dos Espíritos, p. 41-42.

04 março, 2010

PALESTRA DA SEMANA

Maia: comunicação entre mundos

Para falar sobre "Comunicação entre os mundos material e imaterial" vamos contar com o apoio do bancário Paulo André Soares Maia, trabalhador do Centro Espírita Paz e Caridade.
Ná próxima segunda-feira, 08/03, Paulo André vai explicar que este tipo de comunicação é uma realidade tão antiga quanto a própria humanidade. Ele lembra que esses mundos vivem em constante processo de interação e destaca uma citação de Herculano Pires:

Enganam-se os que pensam nos mortos como mortos. Eles estão mais vivos do que nós, dispõem de visão mais penetrante que a nossa, são criaturas mais definidas, podem ver-nos, visitar-nos e comunicar-se conosco com mais facilidade e naturalidade. É preciso que não nos esqueçamos deste ponto importante: os homens são espíritos e os espíritos nada mais são do que homens libertos da injunções da matéria (J. Herculano Pires)
Para saber mais sobre o assunto, indica:
- O Livro dos Espíritos;
- O Livro dos Médiuns;
- O Evangelho Segundo o Espiritismo;
- A Bíblia;
- O Espírito e o Tempo (J. Herculano Pires);
- O Consolador (Emmanuel/Francisco C. Xavier).
Atenção: a plaetsra pública da SELF é toda segunda-feira, às 19h20!

03 março, 2010

VII Jornada do GEAF

"Qual a Destinação da Terra?" é o tema da VII Jornada
do Grupo Espírita Amantes da Fé,
nos dias 12 e 13 de março de
2010

Veja a programação!

PALESTRAS:

Dia 12/03/2010 – sexta-feira, 20h

"Os Exilados de Capela e a Regeneração"

Por: José Augusto dos Anjos

Dia 13/03/2010 – sábado, 20h

"Perseverança: Caminho para a Evolução"

Por: Carla Alexandrina Nunes


SEMINÁRIO:

Dia 13/03/2010 – Sábado, 15h às 17h

"Educação para a Regeneração"

Por: Célia Miranda


MOMENTO MUSICAL:

Dia 12/03/2010 – sexta-feira, Eliseth Félix

Dia 13/03/2010 – sábado, Luciano Portela


O evento será na sede do GEAF - Rua Visconde de Mauá, 156, Ilhéus.

28 fevereiro, 2010

PALESTRA DA SEMANA

A partrir de agora, você vai poder acompanhar aqui, no BLOG DA SELF, mais detalhes da nossa palestra pública. É o quadro "PALESTRA DA
SEMANA"
.























Elisa Oliveira vai falar sobre Deus em nossas vidas


Nesta segunda (01/03), a professora Elisa Oliveira vai tratar do tema "Que é Deus: atributos da divindade".

Trabalhadora da SELF, deve discutir sobre o que é Deus, se é possível provar sua existência, se o homem pode compreender a natureza íntima de Deus e dar dicas de como sentir-se "próximo" a Deus.

Para ler mais sobre o assunto, ela indica:
- O Livro dos Espíritos - Allan Kardec;
- Espiritismo Básico - Pedro Franco Barbosa (Feb).

A palestra pública da SELF, sempre às segundas-feiras, começa às 19h20.

21 fevereiro, 2010

Domingo tem Brechó da SELF!

Viviane, Verônica, Kétsya e Marília: trabalho com empolgação!

Roupas para adultos e crianças, calçados diversos, bolsas... Uma infinidade de produtos à sua espera! Venha conferir! Têm também comidinhas saborosas!

E melhor, adquirindo nossos produtos você colabora para a criação da Fundação Lar Feliz!

Onde: Rua Santarém, 32 - Escola Artemanha
Fundo da Igreja São José - Ilhéus
Quando: Domingo, 28/02/10
Horário: 9h às 12h

Realização: SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz

18 fevereiro, 2010

CHICO XAVIER: O FILME

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier

Foto da filmagem

Com estreia programada para o dia 02 de abril deste ano, Chico Xavier - O Filme, dirigido por Daniel Filho, promete
contar a história do líder espírita.

Compartilhamos uma indicação de Elisa Oliveira. Clique aqui e visite o site oficial do longa metragem e assista ao trailler que já está disponível. Também é possível conferir fotos do filme e das filmagens, mensagens, o dia a dia dos trabalhos, o envolvimento e emoção da equipe.

08 fevereiro, 2010

Chico Xavier: poema sobre vida, morte e amizade



SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
Chico Xavier

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...

E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
"- Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.

Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.

Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."

31 janeiro, 2010

RETORNO ÀS ATIVIDADES PÚBLICAS

SELF RETOMA AS ATIVIDADES PÚBLICAS À PARTIR
DESTA SEGUNDA-FEIRA, 01 DE FEREVEIRO!






Amigos da SELF:

Iniciamos uma nova etapa em nossa caminhada. Novos desafios nos convidam ao crescimento pessoal e ao serviço nas lides cristãs. Aproveitemos ao máximo as oportunidades ofertadas pelo mais alto, relembrando que a transitoriedade material é a escola da vida eterna e, se Jesus é nosso mestre maior, nossa aprovação depende exclusivamente do nosso próprio esforço. Nesse sentido, sempre oportunas as palavras imorredouras do apóstolo dos gentios:


"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão." - Paulo. (I CORÍNTIOS, 15:58.)

Lahiri Argollo
presidente da SELF


Fonte da imagem: http://www.prefacio.net/?view=detalhesartigo&codigo=2345&titulo=Felicidade

26 janeiro, 2010

CRESCIMENTO ESPIRITUAL É TEMA DA JORNESPE

O Centro Espírita Porto da Esperança (CEPE) promove a
5ª. edição da Jornada da Esperança (V Jornespe), de 04 a 07 de fevereiro, no Salão de Juri do Fórum de Ilhéus.


Confira a programação:

Quinta-feira (04.02.10)
Palestra - Reencarnação e Evolução (Renascendo para crescer)
Ary Quadros Teixeira
20h

Sexta-feira (05.02.10)
Palestra - Diálogos Interdimensionais (Conversando francamente)
Pedro Camilo
20h

Sábado (06.02.10)
Manhã
Seminário - Conflitos Íntimos e Relações Sociais
André Siqueira
9h às 12h

Tarde
Painel - Dor, Crescimento e Amor
Ary Quadros Teixeira
14h às 15h


Painel - Crise Moral e Mudança Interior
Pedro Camilo
15h30 às 16h30


Noite
Palestra - Ser Espírito no Mundo (Consciência Libertadora)
André Siqueira
20h

Domingo (07.02.10)
Manhã
Painel – Ilusões Pessoais Frente à Realidade
André Siqueira
9h às 10h

Painel – Amadurecimento e Inteligência Espiritual
Lindomar Coutinho
10h30 às 11h30

Tarde
Painel – Mente Aberta e a Totalidade do Ser
Pedro Camilo
14h às 15h30

Painel – vida: Desafios e Soluções
Ary Quadros
16h às 17h

Noite
Palestra – O Espiritismo e o Crescimento Espiritual (Progredir sempre, tal é Lei)
Lindomar Coutinho

18h

19 novembro, 2009

SELF GANHA MÚSICA

Um presente para a SELF!
O amigo e trabalhador Luciano Sanjuan, conosco todas as segundas-feiras com o aconchego musical antes das palestras, acaba de criar o hino da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz.




Confira e aprenda! Não faltarão oportunidades para cantarmos juntos!

LAR FELIZ
Música e letra: Luciano Sanjuan

AQUI EU ENCONTRO MINHA PAZ
AQUI EU ME ENCONTRO COM O BEM
NESSE AMBIENTE TÃO SIMPLES E FELIZ
EU ME ENCONTRO COM DEUS

EU ME ENCONTRO COM A VIDA
FAÇO ALGO DE BOM
VIVO EM PAZ EM BUSCA DE AMAR
SINTO A FELICIDADE

LAR FELIZ, LAR DE PAZ
ONDE O AMOR QUE BUSCAVA ENCONTREI
CRISTO REALIZEI

LAR FELIZ, LAR DE PAZ
ONDE O AMOR QUE BUSCAVA ENCONTREI
E ME REALIZEI

15 novembro, 2009

CONFIRMADO: 4º SEMINÁRIO CAMINHOS PARA A FELICIDADE!

Já está marcada para março, a 4ª edição do Seminário Caminhos para a Felicidade, desta vez com o tema O Desenvolvimento da Personalidade e a Evolução Espiritual

Camila Novaes, psicóloga

O evento será nos dias 27 e 28 de março de 2010, no Auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. A condução dos trabalhos fica a cargo da psicóloga Camila Novaes, de Salvador. Especializada em Psicologia Analítica, focalizadora no curso de Fundamentos da Psicologia Junguiana, na Clínica Psiquê, e coordenadora do Núcleo de Psicologia da Fundação Lar Harmonia, também atua com psicoterapia de orientação junguiana para adultos e adolescentes.

Através de uma série de atividades, a equipe da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz - busca transformar um ideal em realidade, conseguindo os recursos para criar a Fundação Lar Feliz.

06 outubro, 2009

VEM AÍ O BRECHÓ DA SELF

Onde? Rua Santarém, 32 - Escola Artemanha - Fundo da Igreja São José
Quando? Domingo, 18/10
Horário? Às 9h



O Brechó da SELF é uma ação que envolve os trabalhadores da nossa instituição e a comunidade, desde dezembro do ano passado. Realizado ao ar livre, sempre num domingo de manhã, são vendidos diversos produtos selecionados criteriosamente.

Bolsas, sapatos, roupas, diversos acessórios e também objetos de decoração e utensílios domésticos.



E mais: ainda é possível contar com lanches sempre saborosos!


A direção da SELF acredita que além de poder realizar mais uma atividade para conseguir os recursos necessários para a sede da entidade, é possível exercitar a cidadania.



30 setembro, 2009

1º EnconTrar-Se: Um mergulho no inconsciente

Realizado no último domingo, 28/09, no Jubiabá Apart Hotel,
em Olivença, o 1º EnconTrar-Se - Encontro de Trabalhadores da
SELF
- foi um sucesso!
Lahiri Argollo, presidente da SELF

Coordenado pelo presidente da SELF, Lahiri Argollo, o EnconTrar-se teve como tema a Introdução aos Fundamentos da Psicologia Analítica. Durante as cinco horas de estudo, os integrantes da SELF mantiveram-se atentos às explicações, debatendo, tirando dúvidas, proporcionando novos questionamentos.

Cristina e Aída: atentas

Terezinha, Florisvaldo, Romilda e Inês: novas descobertas

Entre questionamentos e anotações: Fátima, Elisa, Ariel e Regina

Refeletindo: Regina, Marília, Viviane, Verônica e Syandra

O objetivo deste encontro é colaborar para que cada um perceba os próprios caminhos no processo de crescimento, podendo colaborar com o outro nos trabalhos que assume na SELF, mas que ao mesmo tempo tenha subsídios para cuidar de si, sempre trilhando rumo a felicidade.

Depois de tantas reflexões, hora de confraternização ao ar livre. Um momento de integração entre o grupo e familiares.


Fátima e Válter aproveitam o cenário e a tranquilidade do Jubiabá


Syandra e Eny: descansando depois do almoço!

Genro e filha de Terezinha Burak: companhia


Elisa, Verônica e Marília: parabéns para a aniversariante Viviane

Florisvaldo, Aída, Mel e Vane: de olho na sobremesa!


Cris e Renato: balas e pirulitos!



Elisa, Verônica e Viviane pensam no próximo EnconTrar-Se!

24 setembro, 2009

FEIRA DE LIVROS ESPÍRITAS

O Centro Espírita Porto da Esperança (CEPE) promove a Feira de Livros Espíritas de Ilhéus a partir da próxima segunda-feira (28), com atividades abertas ao público até o dia 10 de outubro, em horário comercial, de segunda a sábado, no Quarteirão Jorge Amado (em frente à Fundação Cultural).
Fonte: Divulgação
Além do objetivo de divulgação da mensagem da doutrina espírita - codificada por Allan Kardec em seus aspectos filosófico, científico e moral -, o evento também servirá para angariar recursos para ampliação da sede do CEPE, que funciona na Av. Princesa Isabel, no 1321, em Ilhéus, no sul da Bahia.

Fonte: crisgodoy.blogspot.com

Na feira, a oferta inclui 6.000 livros (700 títulos) como as obras básicas e complementares da codificação - Livro dos Espíritos, Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese, Céu e Inferno, O que é o Espiritismo e Obras Póstumas - além de clássicos e novos livros que ampliam o entendimento da doutrina em temas como a crença na existência de Deus e dos espíritos, reencarnação, mediunidade, pluralidade dos mundos, passes e a prática da moral cristã exposta nos evangelhos e interpretada à luz do espiritismo. Alguns itens serão vendidos a preços promocionais para democratizar o acesso às obras espíritas. Haverá palestras diariamente às 16h, no local da feira, no calçadão, de segunda a sexta.

22 setembro, 2009

PROJETO ENCONTRAR-SE



“Eu só me posso compreender à luz dos acontecimentos
interiores.”
(C. G. Jung)
Começa neste domingo, 27/09, o projeto EnconTrar-Se – Encontro dos Trabalhadores da SELF, um momento de reflexão e crescimento inspirado no projeto “Cuidando do Cuidador”, da AMAR - Sociedade de Estudos Espíritas.
O EnconTrar-Se tem por meta iniciar os associados da SELF no estudo da Psicologia Analítica, aliada aos conhecimentos espíritas, fornecendo a cada um instrumentos para lidar com seu mundo psíquico e suas questões internas, aliviando tensões e promovendo o bem-estar emocional do indivíduo.

“Pretendemos apresentar aos nossos associados conceitos básicos sobre o universo psíquico, fundamentais para compreendermos os processos internos que mobilizam nossas ações no mundo exterior”, explica Lahiri Argollo, presidente da SELF. “Quanto mais nos conscientizamos sobre nossa realidade psíquica, melhor podemos conduzir nosso amadurecimento espiritual. Por consequência, nos tornamos melhores instrumentos no trabalho de auxílio ao próximo”, complementa.

Os encontros serão cumprirão um cronograma regular e são compostos de dois momentos, um teórico e outro vivencial - além de possibiltar a confraternização do grupo. O I EnconTrar-Se vai ser no Jubiabá Praia Hotel, na Praia de Batuba, em Olivença, a partir das 9h.

18 setembro, 2009

CURSO DE PASSE

"O Passe é uma transfusão de energias psíquicas [...]." (O Consolador, Cap. V, Questão 98)
“Das mãos de Clara e Henrique irradiavam-se luminosas chispas, comunicando-lhes vigor e refazimento. [...] Os passistas afiguravam-se-nos como duas pilhas humanas deitando raios de espécie múltipla, a lhes fluírem das mãos, depois de lhes percorrerem a cabeça, ao contacto do irmão Conrado e de seus colaboradores. O quadro era efetivamente fascinador pelos jogos de luz que apresentava.” (André Luiz, Nos Domínios da Mediunidade)

O Núcleo Doutrinário da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz promove mais um Curso de Passe, aberto ao público em geral,com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático dos métodos de magnetização (passe), embasados na Doutrina Espírita.

Quando: 04/10/2009 (Domingo)
Horário: Das 8h30 às 12h
Gratuito!

Inscrições com Aninha ou Vane, ou ainda pelo e-mail larfeliz01@yahoo.com.br.

27 agosto, 2009

SONS DA ALMA

A voz e o violão de Luciano San Juan deram o tom do 3º Seminário Caminhos para a Felicidade. Com extrema simpatia, Luciano proporcionou ao público momentos de relaxamento antes das palestras.
Com a companhia de amigos, Luciano cantou um repertório composto por clássicos da MPB e também músicas religiosas.

MEDRADO NA SELF

Já há alguns anos sem vir a Ilhéus, José Medrado falou de medos e culpas no 3º Seminário Caminhos para a Felicidade, promovido pela SELF
De maneira descontraída - uma característica própria das exposições de Medrado - o público foi levado a refletir sobre os próprios problemas, angústias, incertezas que permeiam a vida de cada um.
No final, música e uma platéia empolgada!