SELF

Mostrando postagens com marcador Lahiri Argollo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lahiri Argollo. Mostrar todas as postagens

10 janeiro, 2016

DETERMINISMO E LIVRE-ARBÍTRIO, por Lahiri Argollo


Na vida do espírito, 
determinismo e livre-arbítrio são expressões 
existenciais que coexistem. 



O determinismo é externo ao ser e está posto na criação. Fomos feitos em uma construção divina que nos precede, o que implica em uma ordem objetiva à qual nos submetemos. Assim, temos as leis de Deus, como a do progresso, regendo a evolução do espírito, e as leis naturais do universo material, que regulam a vida encarnada.

Já o livre arbítrio é interno e condicionado ao desenvolvimento da consciência. Quanto mais sabemos sobre nós e o mundo que nos rodeia, maior a liberdade de escolha. Jesus curava doentes, trouxe Lázaro de volta à vida, multiplicou pães e peixes, transformou água em vinho e acalmou uma tempestade, nos informam os evangelistas.

Chamamos de milagres porque compreendemos como ações impossíveis. Mas o grau de consciência do Cristo o permitia realizá-los sem dificuldades. Seu crescimento espiritual (movido pela lei do progresso) o levou a conhecer “as regras do jogo”, passando a modificar pelo simples ato de vontade aquilo que antes determinava suas ações.


O caminho da evolução, portanto, não é pelo exterior, mas pela viagem interna na busca da expansão da consciência. Somente quando mergulhamos em nós mesmos é que somos verdadeiramente livres. 

13 fevereiro, 2011

SELF EM SEDE PRÓPRIA NESTA SEGUNDA, 14 DE FEVEREIRO


Após dois anos de esforço e preparação, a Sociedade Espírita Lar Feliz abre suas portas em sede própria. Dessa forma, encerra-se um ciclo - de experimentação e formação de uma identidade -, para iniciar-se outro - de produção e execução.

Na busca pela implantação da Fundação Lar Feliz, a sede própria da SELF
representa a consolidação do desejo coletivo de servir, tanto à espritualidade
superior, ofertando aos luminosos amigos mais uma frente de trabalho na Terra,
quanto à sociedade ilheense, disponibilizando às pessoas em condição de risco
social a oportunidade de desenvolvimento material, intelectual e espiritual.

Portanto, muito mais do que uma conquista ou vitória, a inauguração de "nossa
casa" é a reafirmação do compromisso da SELF com o trabalho transformador.

Sejam todos bem vindos.

Lahiri Lourenço Argollo
presidente da SELF


30 setembro, 2009

1º EnconTrar-Se: Um mergulho no inconsciente

Realizado no último domingo, 28/09, no Jubiabá Apart Hotel,
em Olivença, o 1º EnconTrar-Se - Encontro de Trabalhadores da
SELF
- foi um sucesso!
Lahiri Argollo, presidente da SELF

Coordenado pelo presidente da SELF, Lahiri Argollo, o EnconTrar-se teve como tema a Introdução aos Fundamentos da Psicologia Analítica. Durante as cinco horas de estudo, os integrantes da SELF mantiveram-se atentos às explicações, debatendo, tirando dúvidas, proporcionando novos questionamentos.

Cristina e Aída: atentas

Terezinha, Florisvaldo, Romilda e Inês: novas descobertas

Entre questionamentos e anotações: Fátima, Elisa, Ariel e Regina

Refeletindo: Regina, Marília, Viviane, Verônica e Syandra

O objetivo deste encontro é colaborar para que cada um perceba os próprios caminhos no processo de crescimento, podendo colaborar com o outro nos trabalhos que assume na SELF, mas que ao mesmo tempo tenha subsídios para cuidar de si, sempre trilhando rumo a felicidade.

Depois de tantas reflexões, hora de confraternização ao ar livre. Um momento de integração entre o grupo e familiares.


Fátima e Válter aproveitam o cenário e a tranquilidade do Jubiabá


Syandra e Eny: descansando depois do almoço!

Genro e filha de Terezinha Burak: companhia


Elisa, Verônica e Marília: parabéns para a aniversariante Viviane

Florisvaldo, Aída, Mel e Vane: de olho na sobremesa!


Cris e Renato: balas e pirulitos!



Elisa, Verônica e Viviane pensam no próximo EnconTrar-Se!

22 setembro, 2009

PROJETO ENCONTRAR-SE



“Eu só me posso compreender à luz dos acontecimentos
interiores.”
(C. G. Jung)
Começa neste domingo, 27/09, o projeto EnconTrar-Se – Encontro dos Trabalhadores da SELF, um momento de reflexão e crescimento inspirado no projeto “Cuidando do Cuidador”, da AMAR - Sociedade de Estudos Espíritas.
O EnconTrar-Se tem por meta iniciar os associados da SELF no estudo da Psicologia Analítica, aliada aos conhecimentos espíritas, fornecendo a cada um instrumentos para lidar com seu mundo psíquico e suas questões internas, aliviando tensões e promovendo o bem-estar emocional do indivíduo.

“Pretendemos apresentar aos nossos associados conceitos básicos sobre o universo psíquico, fundamentais para compreendermos os processos internos que mobilizam nossas ações no mundo exterior”, explica Lahiri Argollo, presidente da SELF. “Quanto mais nos conscientizamos sobre nossa realidade psíquica, melhor podemos conduzir nosso amadurecimento espiritual. Por consequência, nos tornamos melhores instrumentos no trabalho de auxílio ao próximo”, complementa.

Os encontros serão cumprirão um cronograma regular e são compostos de dois momentos, um teórico e outro vivencial - além de possibiltar a confraternização do grupo. O I EnconTrar-Se vai ser no Jubiabá Praia Hotel, na Praia de Batuba, em Olivença, a partir das 9h.

31 julho, 2009

SUCESSO NA 3ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Carla D'Alpoim Nunes, Lahiri Argollo e Ileana Mattos discutindo os caminhos para a felicidade

De 17 a 19 de julho, a Faculdade de Ilhéus sediou mais uma edição no Seminário Caminhos para a Felicidade, com o tema Felicidade Sem Culpa. Na palestra de abertura, com muita simpatia e determinação Carla Alexandrino D'Alpoim Nunes, do Centro Espírita Porto da Paz, em Porto Seguro, falou sobre a felicidade no contexto da família e da educação.


O prof. Antônio Xavier e o Coral Espírita de Itabuna, do ICEI: Abertura com música e muita empolgação!