SELF

Mostrando postagens com marcador 4º Seminário Caminhos para a Felicidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 4º Seminário Caminhos para a Felicidade. Mostrar todas as postagens

28 fevereiro, 2011

MOMENTOS DE FELICIDADE

Uma convite à reflexão neste início de semana


Em Torno da Felicidade
André Luiz,
por Chico Xavier

Em matéria de felicidade convém não esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos. Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.
A alegria do próximo começa muitas vezes no sorriso que você lhe queira dar. A felicidade pode exibir-se, passear, falar e comunicar-se na vida externa, mas reside com endereço exato na consciência tranquila.

Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação, abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação desse ou daquele dano que você haja causado em prejuízo de alguém.

Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz. Amor é a força da vida e trabalho vinculado ao amor é a usina geradora da felicidade. Se você parar de se lamentar, notará que a felicidade está chamando o seu coração para vida nova.

Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim.


Momentos de felicidade na SELF ao som da música de Luciano San Juan


Trabalhadores da SELF aproveitam o instante

02 abril, 2010

COMPREENDER O SIGNIFICADO DA MORTE FOI DISCUTIDO NO 4º SCPF

A morte como transformação, como etapa necessária no
nosso processo evolutivo. Foi sobre o que tratou a psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica e
em Psicoterapia
Analítica.

Camila Novaes na condução dos trabalhos

No segundo dia do 4º Seminário Caminhos para a Felicidade, que teve como tema "Personalidade, Evolução e Felicidade", o público teve a oportunidade de desvendar uma nova visão sobre o que se entendia por "morrer" no senso comum. Permitir a morte como fim de etapas, como passagem para início de novos ciclos de vida, como percurso necessário para o crescimento do ser humano foram abordagens apresentadas como fundamentais para que se viva em plenitude.

Para o público, oportunidade de descobertas


Quem acompanhou atento, aprovou o que ouviu!

Quem participou desta edição do projeto Caminhos para a Felicidade percebeu, por exemplo, que o nosso corpo vai envelhecer, independente de buscarmos artifícios para estirpar as rugas e que o mais importante é que se mantenha a juventude no sentido de que o indivíduo continue produzindo, ativo, mas que perceba as mudanças de fase pelas quais passa.


Trabalhadores da SELF: felicidade com a realização de mais um projeto!

Para a equipe da SELF, a sensação de dever cumprido com a concretização de mais uma ação que cumpre dois objetivos do grupo: conseguir os recursos necessários para a criação da Fundação Lar Feliz e possibilitar à comunidade regional a discussão sobre temas que proporcionem o crescimento e a felicidade d ecada um.

29 março, 2010

NOVAS DESCOBERTAS E ANIMAÇÃO MARCAM A ABERTURA DO 4º CPF

Público e trabalhadores da SELF aproveitaram a abertura do
4º Caminhos para a Felicidade


Camila Novaes na condução da etapa inicial

Trabalhadores da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz - e o público participante do 4º SEminário Caminhos para a Felicidade aproveitaram a tarde do último sábado, 27. De forma descontraída, foi possível acompanhar a condução dos trabalhos coordenados pela psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica. Nesta edição da série de seminários, o tema abordado foi "Personalidade, Evolução e Felicidade".


Construindo juntos

Com simplicidade, Camila Novaes tratou de conceitos da psicologia, como SELF, ego e neurose. Discutiu sobre a evolução da personalidade, chamando a atenção para a participação ativa do sujeito nos seu próprio desenvolvimento.

Com alegria: o trabalho nos intervalos!


Super equipe de apoio na recepção!


Luciano San Juan: estreia pública do Hino da SELF

22 março, 2010

SELF PROMOVE 4º SEMINÁRIO CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Lahiri Argollo: Somos todos responsáveis pela transformação social


A SELF – Sociedade Espírita Lar Feliz – apresenta o
4º Seminário Caminhos para a Felicidade, com o tema “Personalidade, Evolução e
Felicidade”. O evento será realizado nos dias 27 e 28/03/10, no Auditório da
Justiça Federal, em Ilhéus.
A intenção deste projeto composto por seminários abertos ao público é colaborar com os indivíduos para que possam tomar consciência dos processos de construção e transformação da própria personalidade, na busca constante pela individuação. “Conhecendo a si mesmo, o homem torna-se senhor das próprias experiências psíquicas e se habilita à realização plena de suas potencialidades”, afirma Lahiri Argollo, presidente da SELF.

O evento é voltado para aqueles que têm interesse no autoconhecimento, pois vai tratar do desenvolvimento do ser humano, independente de crença religiosa. A condução dos trabalhos será feita pela psicóloga Camila Novaes, de Salvador, pós-graduada em Psicologia Analítica pela Psiquê, pós-Graduada em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), focalizadora no curso de Fundamentos da Psicologia Junguiana e coordenadora do Núcleo de Psicologia da Fundação Lar Harmonia. Além disso, trabalha na Psiquê com Psicoterapia de Orientação Junguiana para adultos e adolescentes.

Esta ação visa alcançar as condições necessárias para criar a Fundação Lar Feliz - que atuará com a população pobre da cidade por meio de projetos que envolvem a melhoria da qualidade de vida. A intenção é atingir a meta inicial, conseguindo o necessário para a aquisição da sede própria, que permitirá o início dos trabalhos voltados para a comunidade. Esta iniciativa é de um grupo de voluntários sociais, sem fins econômicos. Todo o recurso advindo de qualquer atividade proposta será revertido em benefício da instituição e seus assistidos. Lahiri Argollo enfatiza que “como somos todos responsáveis pela transformação social, entendemos que uma atuação cidadã é uma exigência dos nossos tempos”.