SELF

Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens

02 abril, 2010

COMPREENDER O SIGNIFICADO DA MORTE FOI DISCUTIDO NO 4º SCPF

A morte como transformação, como etapa necessária no
nosso processo evolutivo. Foi sobre o que tratou a psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica e
em Psicoterapia
Analítica.

Camila Novaes na condução dos trabalhos

No segundo dia do 4º Seminário Caminhos para a Felicidade, que teve como tema "Personalidade, Evolução e Felicidade", o público teve a oportunidade de desvendar uma nova visão sobre o que se entendia por "morrer" no senso comum. Permitir a morte como fim de etapas, como passagem para início de novos ciclos de vida, como percurso necessário para o crescimento do ser humano foram abordagens apresentadas como fundamentais para que se viva em plenitude.

Para o público, oportunidade de descobertas


Quem acompanhou atento, aprovou o que ouviu!

Quem participou desta edição do projeto Caminhos para a Felicidade percebeu, por exemplo, que o nosso corpo vai envelhecer, independente de buscarmos artifícios para estirpar as rugas e que o mais importante é que se mantenha a juventude no sentido de que o indivíduo continue produzindo, ativo, mas que perceba as mudanças de fase pelas quais passa.


Trabalhadores da SELF: felicidade com a realização de mais um projeto!

Para a equipe da SELF, a sensação de dever cumprido com a concretização de mais uma ação que cumpre dois objetivos do grupo: conseguir os recursos necessários para a criação da Fundação Lar Feliz e possibilitar à comunidade regional a discussão sobre temas que proporcionem o crescimento e a felicidade d ecada um.

08 fevereiro, 2010

Chico Xavier: poema sobre vida, morte e amizade



SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
Chico Xavier

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...

E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
"- Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.

Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.

Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."