SELF

20 março, 2011

SELF INICIA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

No próximo sábado, 26/03, a Sociedade Espírita Lar Feliz - SELF - iniciará o trabalho de evangelização infantil.


LOCAL: sede da SELF
DIA: todos os sábados
HORÁRIO: Das 15h30 às 17h
QUEM PODE PARTICIPAR: crianças a partir der 04 anos

13 março, 2011

EM ABRIL, NOVO FILME SOBRE CHICO

Com estreia prevista para 1º de abril, o novo filme sobre Chico Xavier


As Mães de Chico Xavier é baseado no livro "Por Trás do Véu de Ísis", de Marcel Souto Maior. O filme que encerra as comemorações do centenário do médium conta a história de três mulheres e de como conseguiram apoio para superar suas perdas. Confira o blog oficial clicando aqui.

Veja um trailler aqui.

28 fevereiro, 2011

MOMENTOS DE FELICIDADE

Uma convite à reflexão neste início de semana


Em Torno da Felicidade
André Luiz,
por Chico Xavier

Em matéria de felicidade convém não esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos. Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.
A alegria do próximo começa muitas vezes no sorriso que você lhe queira dar. A felicidade pode exibir-se, passear, falar e comunicar-se na vida externa, mas reside com endereço exato na consciência tranquila.

Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação, abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação desse ou daquele dano que você haja causado em prejuízo de alguém.

Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz. Amor é a força da vida e trabalho vinculado ao amor é a usina geradora da felicidade. Se você parar de se lamentar, notará que a felicidade está chamando o seu coração para vida nova.

Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim.


Momentos de felicidade na SELF ao som da música de Luciano San Juan


Trabalhadores da SELF aproveitam o instante

13 fevereiro, 2011

SELF EM SEDE PRÓPRIA NESTA SEGUNDA, 14 DE FEVEREIRO


Após dois anos de esforço e preparação, a Sociedade Espírita Lar Feliz abre suas portas em sede própria. Dessa forma, encerra-se um ciclo - de experimentação e formação de uma identidade -, para iniciar-se outro - de produção e execução.

Na busca pela implantação da Fundação Lar Feliz, a sede própria da SELF
representa a consolidação do desejo coletivo de servir, tanto à espritualidade
superior, ofertando aos luminosos amigos mais uma frente de trabalho na Terra,
quanto à sociedade ilheense, disponibilizando às pessoas em condição de risco
social a oportunidade de desenvolvimento material, intelectual e espiritual.

Portanto, muito mais do que uma conquista ou vitória, a inauguração de "nossa
casa" é a reafirmação do compromisso da SELF com o trabalho transformador.

Sejam todos bem vindos.

Lahiri Lourenço Argollo
presidente da SELF


27 dezembro, 2010

ANO NOVO FELIZ


"O Universo é o nosso domicílio. A Humanidade é a nossa família. Aproximemo-nos dos piores para ajudar. Aproximemo-nos dos melhores para aprender. Amarmo-nos, uns aos outros, servindo não de boca, mas de coração, constitui para nós todos o glorioso caminho de ascensão."
Emmanuel, Vinha de Luz, p. 274

Fonte imagem:


O ano novo que se aproxima renova as nossas esperanças e a nossa potencialidade de amor incondicional. Que a cada dia todos nós possamos manter vivo sentimento tão nobre, primordial à nossa existência.

Abraço fraterno,
Equipe SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz

SELF ENCERRA ATIVIDADES DE 2010 COM 2º ENCONTRAR-SE

Para encerrar mais um ano de atividades, grupo se reúne no 2º EnconTrar-Se

O 2º Encontro de Trabalhadores da SELF foi conduzido por Djalma Argollo

O 2º EnconTrar-Se, dirigido por Djalma Argollo, foi realizado no Colégio Vitória e tratou da problemática fundamental de toda atividade voltada à assistência social: motivação. Para quê doar parte do meu tempo, dinheiro e energia no auxílio ao próximo? O que efetivamente eu ganho com isso? Ao largo do falso moralista, para quem tais perguntas soam como blasfêmia, a mais pura verdade é que estas são questões cruciais no íntimo do mais bem intencionado nas lides da caridade. Mais do que respondê-las, o palestrante levou os participantes a uma reflexão profunda sobre a própria vida.


Trabalhadores: ouvidos atentos



Resultado: olhos vibrantes, corações apaziguados, dúvidas dissolvidas e um sincero desejo, em todos, de servir com alegria.




Mais um ano de dever cumprido!

Momento de confraternização

SELF LANÇA 19º LIVRO DE DJALMA ARGOLLO

Djalma Argollo surpreende seus leitores em seu décimo nono livro, Desenvolvimento Pessoal: Uma proposta de individuação. Aliando sua experiência com os atendimentos terapêuticos, associada aos conhecimentos da Psicologia Junguiana, o escritor oferece em sua nova obra não um exercício intelectual ou um romance de fundo moral, mas sim um guia prático e objetivo para, como sucintamente já diz o título, a promoção das potencialidades que cada indivíduo traz e é.

O professor Lindomar Coutinho, palestrante e escritor espírita, destacou as potencialidades do novo livro de Djalma Argollo


Em palestra pública, o autor fala sobre o tema do livro


Autógrafos e bate-papo com o escritor após a palestra




Claro, a simples leitura de um livro, qualquer que seja, não realizará o trabalho do autoconhecimento. Todavia, a obra serve perfeitamente como um mapa, um verdadeiro guia para quem deseja iniciar esta emocionante jornada em busca do si mesmo.

Os direitos autorais deste livro foram doados à AMAR - Sociedade de Estudos Espíritas. A renda das vendas da SELF serão revertidas também para a aquisição da sede da SELF. Interessados podem entrar em contato pelo email larfeliz01@yahoo.com.br.


08 dezembro, 2010

NESTA SEXTA, DJALMA ARGOLLO FALA SOBRE DESENVOLVIMENTO PESSOAL EM ILHÉUS

O público do Sul da Bahia vai poder compartilhar das novas descobertas do escritor Djalma Argollo. Em seu mais novo lançamento, "Desenvolvimento Pessoal: uma proposta de individuação", o terapeuta junguiano fala de maneira simples sobre a importância e os caminhos para o autoconhecimento.

Novo livro de Djalma Argollo surpreende o leitor

Além de abordar os principais conceitos que norteiam a teoria elaborada pelo suíço Carl Gustav Jung, Djalma Argollo traz nesta obra, a cada capítulo, instrumentos que o próprio leitor pode utilizar para iniciar ou aprofundar sua jornada rumo ao aprendizado sobre si próprio.

O lançamento, com palestra pública do autor sobre o tema deste livro, é na próxima sexta-feira, 10/12, às 19h, no Auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. A entrada é franca e a compra do livro não é obrigatória. Mas quem tiver interesse, o valor é R$25,00 e a renda é destinada a AMAR - Sociedade de Estudos Espíritas -, a quem o autor doou todos os direitos da obra, e à SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz.



11 novembro, 2010

2º FEIJÃO FELIZ

Uma feijoada no capricho, o cenário da Baía do Pontal e música para relaxar

Faltam poucos dias para a segunda edição do Feijão Feliz, um evento festivo realizado em benefício da Fundação Lar Feliz, em Ilhéus. Será no domingo, 21/11, a partir do meio-dia, no Boca Du Mar. Desta vez, o som vai ficar por conta da Banda Ensaio Aberto – especializada no dançante pop rock – e de Djalma Assis, com voz e violão. A promessa é atingir a qualidade do ano anterior.

Lahiri Argollo, presidente da SELF, Adriano Couto e Catarina Mendonça

O evento é organizado por voluntários sociais que compõem a SELF – Sociedade Espírita Lar Feliz -, que tem como meta maior criar a Fundação Lar Feliz. O grupo de amigos se reuniu há cerca de três anos e resolveu por em prática antigos sonhos, projetos de vida que passam por conviver em uma sociedade mais justa, digna, cidadã. Trata-se de uma instituição para atender a população pobre de Ilhéus, a partir de projetos que possibilitem a inserção e reinserção de sujeitos no mercado de trabalho, que ofereçam assistência jurídica, psicológica, cursos profissionalizantes, onde a educação seja o motor para transformações sociais efetivas.

No sentido de viabilizar a materialização deste ideal estão sendo desenvolvidas diversas ações, que visam arrecadar os recursos necessários para a aquisição da sede da Fundação Lar Feliz. Uma destas iniciativas é o 2º Feijão Feliz. O ingresso para adulto custa R$25,00 e dá acesso aos shows e ao almoço. Crianças de seis a 11 anos pagam R$15,00.

19 agosto, 2010

DJALMA ARGOLLO LANÇA NOVO LIVRO


"Desenvolvimento Pessoal: uma proposta de individuação" é o título do novo livro do terapeuta Djalma Argollo. A primeira publicação da AMAR - Livraria e Editora - será lançada na próxima quarta-feira, 25, no Iate Clube da Bahia, em Salvador, a partir das 18 horas.

Com um texto simples e direto, o autor procura tratar do autoconhecimento de maneira prática, proporcionando ao leitor instrumentos que o possibilitem realizar o seu processo de individuação.

18 julho, 2010

MOMENTOS DE REFLEXÃO

O 5º Seminário Caminhos para a Felicidade proporcionou uma reflexão sobre a postura de cada um diante da própria vida

O psicólogo Adenáuer Novaes auxiliou o público no entendimento do tema: "Só percebo qual a minha designação pessoal se silencio e olho para mim mesmo"


Com o tema Designação Pessoal e Felicidade, esta edição do SCPF trouxe para a plateia a oportunidade de refletir e compreender o sentido da existência e se permitir seguir o fluxo da vida. Um assunto complexo, mas ao mesmo tempo fundamental para quem busca posturas mais saudáveis, viver de forma mais harmônica, percebendo e aceitando sua trajetória.


Djalma Argollo falou sobre os conceitos de identidade e identificação como essenciais para a percepção dos desígnios pessoais


O público atento aproveitou


Cris Fonseca com Adenáuer Novaes e Djalma Argollo: sempre presente nos seminários da SELF


Para as crianças, um cuidado especial!


Viviane, Verônica e Cristiane (da direita para a esquerda) conduzindo as atividades com os pequenos!

Contação de estórias motivou debates e trabalhos manuais!

Anne Suzart (à direita): revendo amigos


Equipe de trabalho em momento de descontração


Encerramento ao som do Hino da SELF


Leia mais sobre Designação Pessoal no Blog de Adenáuer Novaes. Clique aqui.

08 julho, 2010

FELICIDADE É TEMA DE SEMINÁRIO EM ILHÉUS

Profissionais de psicologia discutem sobre os esforços individuais em busca da felicidade


O 5º Seminário Caminhos para a Felicidade tem como tema “Designação Pessoal e Felicidade” e será realizado nos dias 17 e 18/07/10, no Auditório da Justiça Federal, em Ilhéus. Este evento tem duplo propósito: proporcionar à comunidade regional uma oportunidade de reflexão e autoconhecimento, além de possibilitar que se alcance as condições necessárias para criar a Fundação Lar Feliz. “Optamos por realizar eventos como este, pois assim também promovemos uma de nossas metas – instrumentalizar as pessoas para o seu desenvolvimento emocional, ao tempo em que buscamos o necessário para a construção da nossa sede, que permitirá o início dos trabalhos voltados para a comunidade”, diz Lahiri Argollo, presidente da SELF.



Adenáuer Novaes: “A designação pessoal, quando percebida, promove um bem estar pela sintonia que o indivíduo mantém com as forças criativas da Natureza e com o Princípio Organizador da Vida. A vida se torna mais leve, mais próxima do que se considera o reino dos céus no interior da própria alma. É possível perceber esse estado em pessoas em cuja presença tudo flui de forma criativa, suave e prazerosa. Sua busca se inicia na integração dos aspectos sombrios da personalidade e na adoção da consciência sem culpa."

Djalma Argollo: Conhecer-se melhor conduz a posturas saudáveis diante da vida


No Seminário, o público vai poder participar de palestras e minicursos voltados também para aqueles que não seguem o Espiritismo. A proposta é falar do desenvolvimento do ser humano, independente de crença religiosa. A inscrição custa R$10,00. Os participantes receberão certificado com a carga horária total do evento. Para se inscrever, é só ligar para (73) 9191-3517 ou (73) 8821-9574.

Esta ação tem o intuito de conseguir os recursos necessários para criar a Fundação Lar Feliz, voltada para atender a comunidade pobre de Ilhéus.

08 junho, 2010

SELF PROMOVE UMA PRÉVIA DO SÃO JOÃO COM O 2º FORRÓ FELIZ


Realizado no último sábado pela equipe da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz -, o 2º Forró Feliz foi mais uma vez aprovado por quem apareceu no Sítio Paraíso, para o ensaio das festas juninas!

DJ Arthur: Atenção com o repertório e de olho para o som não parar!

Músicas cuidadosamente selecionadas pelo DJ Arthur fizeram muita gente aproveitar o arrastapé no salão. Ao redor da fogueira, na pista de dança ou provando pratos típicos desta época do ano, o público se divertiu.

Para a equipe da SELF, a certeza de mais uma meta cumprida.

Veja fotos aqui.

24 maio, 2010

BASTIDORES DO FILME NOSSO LAR

Depois de Chico Xavier, O Filme, assistido por quase três milhões de pessoas até o momento, de acordo com a Revista Veja, aguardamos a estreia de Nosso Lar, seguindo a onda de temas espíritas no cinema nacional. Vale à pena dar uma olhada no vídeo que o MSN disponibilizou, com o making off da produção.


Para quem ainda não leu o livro, que dá título ao filme - o primeiro de uma série escrita por André Luiz, psicografada por Chico Xavier - este é um bom momento. Para quem leu, oportunidade de reler e relembrar detalhes, conferir como o assunto será tratado no cinema e aprender um pouco mais sobre Espiritismo.

19 maio, 2010

DOE PALAVRAS

Uma dica de Elisa Oliveira, bastante interessante!

É o projeto Doe Palavras, do Instituto Mário Penna, que atende a pacientes com câncer. A proposta é levar palavras de otimismo, amor, esperança aos pacientes por meio de aparelhos de TV instalados em locais estratégicos do Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte. As mensagens podem ser enviadas por meio do site do projeto ou do Twitter.

No final, as mensagens serão compiladas e farão parte de um livro, que será doado para diversos hospitais. Para saber mais e doar suas palavras positivas, clique aqui!

05 maio, 2010

CARTA À FILHA QUE VAI CHEGAR

Nestes momentos que antecedem o "Dia das Mães", postamos aqui trechos do livro "Carta a Daniela", escrito por Izaura Franco, publicado pela R&F Editora. A indicação é de Lícia Queiroz, trabalhadora da SELF! Vale refletir...

Querida Daniela,

Recebi sua mensagem e sei que em breve sua nave aportará do lado de cá. Sei que no começo parece assustador, mas quero lhe falar que:

Fique tranquila, porque posso lhe adiantar que aqui é muito bom. Todos os dias, independente de quaisquer circunstâncias, o sol nasce e mesmo que por algum motivo seus raios não cheguem até nós, sua energia nos ilumina e podemos sentir sua presença nos aquecendo.

Também quero lhe informar que aqui vivem em harmonia várias espécies e todas com diversas características que as tornam únicas e nos encantam em todos os sentidos.

Sem falar Daniela, das cores, dos perfumes e das diversas texturas. Mas, o que quero mesmo lhe contar, minha querida, é que todas essas espécies Deus criou-as perfeitas e isto ele fez com muito esmero, mas o que Ele realmente criou como sua obra prima está inacabada.

Acredita você que ele criou uma espécie que não está finalizada? E aí está toda a perfeição, pois deu a esta a oportunidade de crescer, melhorar, mudar valores, aprender a cada dia.

[...] Estou ansiosa para lhe mostrar todas essas belezas que existem do lado de cá.

Com carinho, um beijo.

Mamãe



Fonte imagem: http://asviagensdealex.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

19 abril, 2010

SOCORRE A TI MESMO

“Pregando o Evangelho do reino e curando todas
as enfermidades.”
– (Mateus, 9:35.)

Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos. Defende-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações variadas que te procuram. Medica a arritmia e a dispnéia, contudo, não entregues o coração à impulsividade arrasadora. Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências.

Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa. Melhora as condições do sangue, todavia, não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres inferiores.
Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes. Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins
com os venenos de taças brilhantes.

Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos. Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo superior e nos atos nobres. Consagra-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino aos teus órgãos.
Eles são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o barco do organismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em trânsito para a inutilidade.



Fonte texto:
Francisco Cândido Xavier - Pão Nosso - pelo Espírito Emmanuel, pág. 97-98.

Fonte imagem: http://www.brasilescola.com/imagens/geografia/agua1.JPG

08 abril, 2010

XII Enconespe

XII Encontro da Esperança (Enconespe)
Tema: Esperança Sempre
Data: 16 a 18/04/2010
Local: Auditório Central do Centro
de Convenções de Ilhéus
Entrada Franca

Sexta-feira (16.04.10)
Apresentação Musical - 18h
Vivência: Meditação para a saúde - 18h30 - Lindomar Coutinho e Dr. Hans
Intervalo Musical - 19h
Palestra: Esperanças e consolações sob a ótica espírita - 19h10 - Ary Quadros
Intervalo Musical - 20h
Palestra: À espera de uma vida feliz - 20h20 - Agnaldo Paviani

Sábado (17.04.10)
Manhã - Painel - 9h
Educação Fluídica - 9h15 - Paulo Henrique Figueiredo
Intervalo - 10h
Fora da caridade não há salvação - 10h30 - Ary Quadros
Perda de entes queridos - 11h15 - Lindomar Coutinho

Tarde - Painel - 14h
Aprendendo com os Espíritos - 14h15 - Agnaldo Paviani
Intervalo - 15h
Reencontros familiares - 15h30 - Lindomar Coutinho
Chico Xavier e a formação do trabalhador espírita - 16h15 – Ileana Mattos

Noite
Apresentação Musical - 19h
Apresentação da Juventude Espírita Paz Amor e Caridade - 19h10
Palestra: Reencarnação: mais um capítulo da vida - 19h15 – Nahon Castro
Intervalo Musical - 20h05
Palestra: Sonambulismo e a consciência espiritual - 20h30 - Paulo Henrique Figueiredo

Domingo (18.04.10)
Manhã - Painel – 9h
Perdão, esperança e imortalidade - 9h15 - Ary Quadros
Intervalo - 10h
Em busca da verdade - 10h30 - Nahon Castro
Expiação e arrependimento - 11h15 - Paulo Henrique Figueiredo

Tarde - Painel - 14h30
Mereça ser feliz - 14h45 - Agnaldo Paviani
Intervalo - 15h30
Perguntas e respostas - todos os palestrantes - 16h
Intervalo - apresentação musical - 17h30

Noite
Apresentação da Juventude Espírita Amélia Rodrigues - 18h
Palestra: Superações e felicidade do Espírito - Ileana Mattos - 18h15
Intervalo Musical - 19h05
Palestra: Esperança Sempre - Lindomar Coutinho - 19h15

05 abril, 2010

VEJA O TRAILLER DO FILME NOSSO LAR


Descoberto como filão para a indústria cinematográfica, o Espiritismo é tema de mais um longa metragem nacional. Com previsão de chegar às salas de cinema em 03 de setembro, o filme Nosso Lar já tem trailler disponível. Para conferir, clique aqui.


No site oficial, mais detalhes da obra, do processo de produção e adaptação do livro do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Francisco Xavier.

02 abril, 2010

COMPREENDER O SIGNIFICADO DA MORTE FOI DISCUTIDO NO 4º SCPF

A morte como transformação, como etapa necessária no
nosso processo evolutivo. Foi sobre o que tratou a psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica e
em Psicoterapia
Analítica.

Camila Novaes na condução dos trabalhos

No segundo dia do 4º Seminário Caminhos para a Felicidade, que teve como tema "Personalidade, Evolução e Felicidade", o público teve a oportunidade de desvendar uma nova visão sobre o que se entendia por "morrer" no senso comum. Permitir a morte como fim de etapas, como passagem para início de novos ciclos de vida, como percurso necessário para o crescimento do ser humano foram abordagens apresentadas como fundamentais para que se viva em plenitude.

Para o público, oportunidade de descobertas


Quem acompanhou atento, aprovou o que ouviu!

Quem participou desta edição do projeto Caminhos para a Felicidade percebeu, por exemplo, que o nosso corpo vai envelhecer, independente de buscarmos artifícios para estirpar as rugas e que o mais importante é que se mantenha a juventude no sentido de que o indivíduo continue produzindo, ativo, mas que perceba as mudanças de fase pelas quais passa.


Trabalhadores da SELF: felicidade com a realização de mais um projeto!

Para a equipe da SELF, a sensação de dever cumprido com a concretização de mais uma ação que cumpre dois objetivos do grupo: conseguir os recursos necessários para a criação da Fundação Lar Feliz e possibilitar à comunidade regional a discussão sobre temas que proporcionem o crescimento e a felicidade d ecada um.

29 março, 2010

NOVAS DESCOBERTAS E ANIMAÇÃO MARCAM A ABERTURA DO 4º CPF

Público e trabalhadores da SELF aproveitaram a abertura do
4º Caminhos para a Felicidade


Camila Novaes na condução da etapa inicial

Trabalhadores da SELF - Sociedade Espírita Lar Feliz - e o público participante do 4º SEminário Caminhos para a Felicidade aproveitaram a tarde do último sábado, 27. De forma descontraída, foi possível acompanhar a condução dos trabalhos coordenados pela psicóloga Camila Novaes, pós-graduada em Psicologia Analítica. Nesta edição da série de seminários, o tema abordado foi "Personalidade, Evolução e Felicidade".


Construindo juntos

Com simplicidade, Camila Novaes tratou de conceitos da psicologia, como SELF, ego e neurose. Discutiu sobre a evolução da personalidade, chamando a atenção para a participação ativa do sujeito nos seu próprio desenvolvimento.

Com alegria: o trabalho nos intervalos!


Super equipe de apoio na recepção!


Luciano San Juan: estreia pública do Hino da SELF